Início » Workshop » O que é a fotografia 360º e para que serve?

O que é a fotografia 360º e para que serve?

Uma foto de 360º, também conhecida como panorama imersivo, consiste em várias fotografias vinculadas coletivamente por meio de um software de costura.

As fotos em 360º simulam estar no lugar de um fotógrafo e olhar ao redor para a esquerda, direita, para cima e para baixo conforme desejado e, às vezes, aplicando zoom. O visualizador clica em qualquer ponto da imagem para arrastá-lo na direção desejada.

Em fotos normais, existe apenas o recorte da imagem. Nas imagens 360º não há esse limite do recorte, fornecendo uma experiência de realidade virtual.

Veja a diferença das fotografias feitas no mesmo lugar:

Foto normal:

Foto panorama:

Foto 360º aberta:

A foto 360º aberta é como o arquivo é visualizado em plataformas ou dispositivos que não possuem compatibilidade com a realidade virtual.

Foto 360º:

A capacidade de se virar e olhar para um ambiente circundante é obtida por meio de uma combinação de software e uma série de fotos panorâmicas. As fotos são alinhadas para formar um círculo contínuo em torno do ponto de disparo. Uma câmera digital geralmente possui um software integrado que ajuda a alinhar as fotos. Uma vez que fotos suficientes são tiradas para cercar o fotógrafo, as fotos são carregadas em um aplicativo para serem transformadas em uma foto de 360º ou criadas por meio de um aplicativo móvel em um smartphone.

Qualquer pessoa pode construir uma foto 360º com o equipamento certo. Existem vários métodos pelos quais você pode fazer isso. Você pode praticar uma DSLR, apontar e disparar em uma câmera, smartphone, uma série de câmeras e uma solução one-shot. Para a perfeição, pode-se usar uma câmera de vídeo 360º. 

Fotos em 360º são eficazes para mostrar vistas, arquitetura interna e muito mais de uma forma dramática que reproduz a experiência de estar lá, além da infinita possibilidade de produzir materiais artísticos.

Exemplos:

Arte

Registro de momentos

Arquitetura e decoração

Registro de eventos

Imagine um cenário composto de uma lagoa, montanhas em torno do lago e o céu. Em uma fotografia normal, é impossível enquadrar todos esses elementos na mesma imagem — exceto se você estiver bem distante deles (em um mirante, por exemplo) ou com uma lente grande angular, o que não proporciona a mesma experiência de uma foto 360º.

Outra situação oposta mas igualmente complexa é a fotografia de ambientes pequenos. Você já tentou fotografar o seu escritório? Por mais que você se espreite no cantinho da sala, acaba pegando sempre os mesmos ângulos ou partes importantes ficam cortadas.

Para essas situações que a fotografia 360º é perfeita. Seja para registrar um apartamento decorado para venda, uma cozinha de restaurante ou a parte interna de uma loja de acessórios, ou seja, cenários que pedem ângulos maiores e mais dinâmicos, essa fotografia permite que seu negócio ganhe uma representação visual inovadora e ainda mais autêntica.

Com ela, você poderá fazer uma apresentação incrível do seu trabalho, negócio ou serviço.